Os 4 mil profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do combate à Covid-19 receberam, hoje, os pagamentos relativos à manutenção da verba indenizatória instituída pelo governo estadual, referente as parcelas dos meses de janeiro e fevereiro, por meio de folha complementar retroativa.
O pagamento desta verba indenizatória é realizado desde julho do ano passado e, no último dia 26, o governo do Estado sancionou a sua prorrogação até o mês de julho deste ano, após a aprovação da Assembleia Legislativa.
A legislação também determina a continuidade da compensação de plantões. Isto é, os profissionais das unidades hospitalares, ambulatoriais e finalísticas da secretaria estadual de Saúde da linha de frente da Covid, que porventura contraírem a doença poderão receber do Estado os valores dos plantões durante o período de recuperação.
A verba indenizatória não é fixa e está relacionada à situação de cada profissional junto às unidades. O benefício também não é válido para os profissionais contratados e remunerados exclusivamente pelo sistema de plantão, pois o valor a ser recebido é exatamente aquele previsto em edital do processo seletivo correspondente.
A informação é da secretaria adjunta de Comunicação.