O prefeito de Nova Mutum, Leandro Felix, avaliou positivamente as novas decisões do governador Mauro Mendes, que anunciou, ontem à tarde, diversas medidas para reforçar o combate ao crescimento de casos, internações em UTI e mortes, pela doença, no Estado e “respirou aliviado” por não ser decretado lockdown, o que Mauro garantiu que “lutará com todas as forças para não acontecer”.
“Não vai ter o lockdown, ainda bem”, resumiu a gestor que é totalmente contrário a medida. “Para o momento a gente entende (que as medidas anunciadas são importantes). Em Mutum, por exemplo, a gente se juntou e conseguiu ampliar mais cinco leitos de UTIs. Isso vai ajudar nesse momento que estamos passando. É uma medida interessante, houve a movimentação de todos os municípios naquilo que poderia ajudar para conseguir viabilizar esses novos leitos”. O hospital em Nova Mutum passa a ter 35 leitos. Dos 30 atuais mais de 90% estão com pacientes.
Felix também já determinou que sua equipe faça imediato levantamento para saber o montante que o município tem a receber referente a repasses da Saúde, dos anos 2016, 2017, 2018, que não foram feitos pelo governo anterior e que Mauro anunciou que pagará para os 141 municípios (R$ 69 milhões). “O dinheiro será de estrema importância, neste momento. Estamos tendo gastos extras com a covid, então aqui a gente contratou 30 leitos de enfermaria que a gente está custeando com recursos próprios. Gera uma despesa extra..