O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, anunciou, há pouco, que o governo começa distribuir, amanhã, para os municípios mais 28,8 mil doses de CoronaVac, que chegaram hoje, enviadas pelo ministério da Saúde. Essa remessa é destinada para imunizar os idosos entre 75 e 84 anos e profissionais da saúde podendo ser usadas como primeira ou segunda dose. O prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.
A distribuição será feita por equipes da secretaria de Saúde em aeronaves do CIOPAER – governo estadual. O informe técnico do ministério enfatiza que “tendo em vista o intervalo entre a primeira e segunda dose (de 2 a 4 semanas) e considerando o fluxo de produção e consequente distribuição da vacina, orienta-se que a segunda dose seja reservada para garantir que o esquema vacinal seja completado, evitando prejuízos às ações de vacinação”.
As equipes da Vigilância Estadual trabalham hoje na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento e distribuição para os municípios.
Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bibartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a ser destinado para os 141 municípios.
Até o momento, Mato Grosso recebeu 278.760 doses e, desde o início da vacinação, em 19 de janeiro, 143.502 doses foram aplicadas em mato-grossenses – profissionais de saúde e idosos.