O plantio da segunda safra de milho está atrasado também em Sorriso em decorrência do atraso no plantio da soja e, consequentemente, na colheita devido a grande quantidade de chuva dos últimos dias. O município tem, em média, 450 mil hectares de lavoura, sendo que 50% estão semeados.
“O milho está extremamente atrasado. O agricultor deixou um pouco de lado com a preocupação de tirar a soja. Temos 50% do milho plantado onde já deveria ter se findado ou terminando essa semana no máximo”, disse o presidente do Sindicato Rural, Silvano Filipetto.
Segundo o último boletim do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária, a 5ª estimativa para a safra 20/21 de milho prevê que as áreas de milho apresentaram leve redução em relação à estimativa anterior, justificada pela conjuntura atual de atraso no processo de colheita da soja, que consequentemente, diminui a disponibilidade de área para semeadura do cereal e também estreita a janela ideal de cultivo do milho.
Com isso, o instituto reduziu as projeções de aumento de área em 0,08% em relação ao último acompanhamento, totalizando 5,68 milhões de hectares. Por fim, devido a semeadura ainda não ter encerrado, o IMEA manterá a estimativa de produtividade em 106,29 saca/hectare, o que resulta em uma produção estimada de 36,26 milhões de toneladas para Mato Grosso.