Quase dois meses depois das semifinais, a Copa do Brasil enfim será decidida. Neste domingo, às 21 horas (de Brasília), Grêmio e Palmeiras se enfrentam em Porto Alegre pelo primeiro jogo da final do torneio.
As duas equipes estão invictas na competição. Enquanto o Tricolor gaúcho superou Juventude e Cuiabá duas vezes e levou a melhor sobre o São Paulo com um triunfo e um empate, o Alviverde passou por Red Bull Bragantino, Ceará e América-MG com quatro vitórias e dois empates.
Visando a grande decisão, os dois clubes pouparam seus principais jogadores na última rodada do Campeonato Brasileiro. Como conquistou o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil seria o segundo título do Grêmio na temporada. Já o Palmeiras, campeão paulista e da Libertadores, vai em busca de seu terceiro troféu.
Para a primeira partida da final, o Verdão não poderá contar com o meia Patrick de Paula, diagnosticado com covid-19. O atacante Breno Lopes, autor do gol do título da Libertadores, também está fora, já que defendeu o Juventude nas primeiras fases do torneio.
No lugar de Patrick, o técnico Abel Ferreira deve optar por Gabriel Menino, recuperado de entorse no tornozelo direito. As dúvidas do técnico português, portanto, são na lateral-direita, onde Mayke e Marcos Rocha brigam por posição, e na formação da equipe.
Caso opte por iniciar com três atacantes, Willian deverá ser titular junto de Rony e Luiz Adriano. Se Abel escolher um esquema com quatro meias, Menino terá função mais avançada, enquanto o volante Danilo figurará entre os 11.
O Grêmio, por sua vez, não poderá contar com o zagueiro Pedro Geromel. No fim de janeiro, o jogador sofreu uma lesão nos ligamentos do tornozelo esquerdo. Os meias Matheus Henrique e Maicon, por outro lado, devem retornar diante do Verdão.
Além do título, a Copa do Brasil também vale uma vaga na fase de grupos da Libertadores para o Tricolor gaúcho. Como terminou o Brasileirão em sexto lugar, o time de Renato Portaluppi está classificado apenas para a primeira fase do torneio continental.