PUBLICIDADE

Embaixador do Irã e lideranças buscam em Sorriso ampliar exportações de soja, milho e carne

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (fotos: assessoria - atualizada 10:01h em 26/2)

O embaixador iraniano Hossein Gharibi, acompanhado de um grupo empresarial visitou, hoje, fazendas e armazéns em Sorriso, conhecendo o sistema de produção e armazenagem na busca de ampliar o volume de soja, milho e carne a ser vendido para seu país. A visita também é para estreitar relacionamento já que os iranianos estão entre os maiores comprador de grãos mato-grossenses e, em contrapartida, buscam vender fertilizantes para os agricultores em Mato Grosso. A vinda para o Estado foi feita através de articulações do deputado federal e ex-ministro da Agricultura, Neri Geller e o senador Carlos Favaro, num encontro recente com o governador Mauro Mendes (DEM).

O embaixador expôs que “o Irã é o maior consumidor de milho do Brasil e nós temos uma parceria muito grande. Também existe muita mercadoria que pode exportar para o Brasil e nós estamos prontos para comprar mais comida. A nossa população é mais de 80 milhões e grande consumidor de milho, soja, comida brasileira, carne. Nós estamos nesse Estado porque é maior produtor de comida do Brasil e temos um relacionamento muito bom. Mato Grosso também tem a ajuda do governador Mauro que expandiu e tem comida para o mundo. Mauro e o senador Carlos Fávaro e nosso deputado Neri (Geller) estão ajudando bastante por isso estamos no Estado. O que produzimos no Irã também usa no Mato Grasso- ureia, petróleo, fertilizantes”.

Ex- ministro e vice presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, Geller lembrou que “a primeira carga de ureia que veio para Mato Grosso foi em 2014 sendo importada do Irã. Essa relação cresceu muito nos últimos anos. Hoje, Mato Grosso é o maior exportador de milho para o Irã. 70 a 80% das exportações vai para lá. Essa visita vai trazer uma relação muito benéfica no ponto de vista comercial”.

O prefeito Ari Lafin afirmou que potencializar a venda de carne para o Irã é, consequentemente, aumentar o número de empregos nos frigoríficos refletindo diretamente na economia local. “Estamos apresentando nossas potencialidades, o agro, sua responsabilidade social através da geração de emprego e o quanto nós podemos contribuir com o mundo através da produção do alimento. Estou muito feliz”, destacou.

O senador Carlos Fávaro avaliou que “Mato Grosso se consolida cada vez mais como uma grande oportunidade para o mercado internacional vir buscar seus produtos. Tem segurança de produção, qualidade e produtos com total sustentabilidade. Isso vem despertando interesse do mundo. O Irã já é o segundo maior comprador dos produtos mato-grossenses e esse estreitamento das relações tende a melhorar ainda mais, o que vai gerar oportunidade para todos”.

Hossein Gharib e o grupo empresarial também devem visitar Lucas do Rio Verde, que registrou aumento de 3,3% no valor de exportação e subiu de U$ 452 milhões em 2019 para U$ 467 milhões no ano passado, uma variação de quase U$ 15 milhões, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços divulgados em janeiro. Como houve diminuição de 13,2% nas importações, o saldo da balança comercial terminou elevado em pouco mais de U$ 540 milhões.

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...

Senadores avaliam em Mato Grosso investimentos para preservar o Pantanal

Políticas públicas e investimentos em profissionais e em equipamentos...
PUBLICIDADE