A secretaria de Estado de Educação já liberou, neste mês, recursos descentralizados para 11 escolas, de mais de R$ 323,2 mil. O valor é destinado a manutenções preventivas e corretivas. Para ter acesso ao recurso descentralizado, o diretor da unidade escolar precisa realizar o pedido para a secretaria, pela internet. Cada unidade pode solicitar recurso a cada seis meses e o valor máximo de cada parcela é de R$ 33 mil.
Este ano, já foram beneficiadas escolas de Cuiabá, Várzea Grande, Campo Verde, Nobres, Poconé, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Nossa Senhora do Livramento (duas escolas), Nova Olímpia e Serra Nova Dourada.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto afirmou que todas as escolas podem solicitar este recurso para pequenas intervenções que visam garantir um ambiente com mais qualidade. “Além dos recursos para reformas e construção de novas escolas, temos esta opção do recurso descentralizado, que tem a liberação mais ágil, pois visa justamente atender as demandas mais urgentes”.
Para conseguir a liberação dos recursos, os diretores das escolas precisam fazer a solicitação via sistema SigEduca, módulo de Gestão de Estrutura Escolar, no site da Seduc. É necessário enviar um requerimento apontando os motivos e justificativa pelos quais necessita do recurso. São exigidos três orçamentos dos materiais e ou serviços a serem realizados.