A Polícia Rodoviária Federal divulgou, há pouco, um balanço das ações desenvolvidas durante a operação Carnaval, nas rodovias federais em Mato Grosso. Nos cinco dias, a PRF autuou 1.520 condutores cometendo infrações diversas. Dessas, 11 condutores foram flagrados dirigindo sob influência do álcool, a falta do uso do cinto de segurança, além do transporte de crianças fora dos dispositivos e ultrapassagens indevidas com 132 autos de infração.
A quantidade de acidentes registrados no período de Carnaval, também sofreram queda de 18% onde foram registrados em 2021 o número de 28 contra 34 boletins registrados em 2020, com redução de 8% no número de feridos em 2021, com registro de 4 mortes nesse ano. Cabe ressaltar que os acidentes com óbito ocorreram em perímetro urbano das cidades de Várzea Grande, Jangada, Rondonópolis e Água Boa, onde há um encontro dos veículos locais com os veículos de usuários em viagem.
Além das fiscalizações voltadas para a segurança no trânsito, a PRF atuou no combate a criminalidade o que resultou na recuperação de quatro veículos com ocorrência de roubo ou furto, e apreensão de mais de 114,8 mil kg de maconha, 10,6 mil kg de cocaína, foram cumpridos 3 mandados de prisão, 6 pessoas foram detidas por dirigir sob influência do álcool, 420 condutores foram flagrados conduzindo acima do limite de velocidade, foram registrados duas ocorrências por crime tributário (transporte de mercadoria sem nota fiscal).