A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop conseguiu recuperar o estoque de sangue, após queda em janeiro, principalmente entre os tipos sanguíneos O+ e O- negativo. A coordenadora Rúbia Vanesca Dal Maso apontou que a baixa foi por do “período das férias e da pandemia da Covid. Foi uma queda significativa”, explicou, ao Só Notícias.
A coordenadora afirmou a unidade conta com 350 doadores ao mês. “Os moradores devem manter a doação de sangue e o atendimento está sendo feito por agendamento, para evitar aglomeração no local. “Quem querer visitar o UCT, estamos tomando todos os cuidados contra à Covid”, garantiu.
As pessoas que tiveram Covid-19 também podem doar, mas somente a partir de 30 dias do término dos sintomas. Todas as pessoas saudáveis, na faixa etária de 16 a 69 anos, com peso superior a 50 quilos, podem fazer a doação.
Os agendamentos podem ser feitos por meio dos telefones 3531 – 7325 e 9 9292 – 2634. As coletas são realizadas de segunda a sexta, das 7h às 12h, na unidade, na rua das Amendoeiras, anexa ao Hospital Regional.