A Polícia Militar realizou 104 dispersões de aglomerações em eventos irregulares em Mato Grosso de sexta-feira até ontem. Mais de 2,1 mil pessoas foram abordadas nas ações, 32 delas conduzidas à delegacia. A ação visa coibir eventos em meio ao carnaval cancelado por conta da pandemia da Covid.
Mesmo sem as tradicionais festas carnavalescas, a PM não parou, reforçou ainda mais o policiamento com 631 policiais e 256 viaturas para garantir a segurança da população e intensificar a fiscalização em prol do combate às festas e eventos clandestinos com grande número de pessoas.
Ao todo foram 60 festas clandestinas fechadas em 34 municípios, medida de dispersar as aglomerações de pessoas para evitar a contaminação pelo Coronavírus, atendendo o decreto do Governo de Mato Grosso.
De acordo com relatório da Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística da Polícia Militar, nesse período, 2.186 pessoas foram orientadas a deixar as festas, bares e outros eventos e irem para casa.
As 32 pessoas apresentaram maiores irregularidades como porte de entorpecentes, armas de fogo, resistência, dentre outras ações fora da lei, foram conduzidas pelos policiais militares à delegacia.
No ano passado, desde que começaram as medidas restritivas de prevenção Coronavírus, a PM fez 5.709 dispersões, acabou com aglomerações, festas e dentre outros eventos irregulares. Ainda no mesmo período, a Polícia Militar fechou cerca de 400 estabelecimentos por desrespeitarem as medidas de prevenção essenciais para evitar a contaminação do vírus e notificou 2.153 comércios nos quais havia pessoas sem usar a máscara facial, proteção obrigatória.