A secretaria municipal de Saúde divulgou, esta manhã, que 10.041 já foram diagnosticados com a Covid-19 estão curados da doença. Uma delas é a idosa Júlia Menez Brizola, de78 anos, que tem diabetes e enfrentou de perto o vírus. Foram mais de 20 dias internada, uma semana intubada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Há outros 20 dias em casa, dona Júlia agora é só sorrisos e recomendações: “se cuidem, usem máscara, façam higiene das mãos e, por favor, acreditem na ciência, se vacinem”.
Thiago Land, de 28 anos, também foi infectado com o vírus e precisou ficar quatro dias hospitalizado. “No primeiro exame deu negativo. Mas, continuei passando mal e então fiz uma nova consulta, seguida de uma tomografia e já estava com o pulmão comprometido, em torno de 40%, necessitando ficar internado”, conta.
Elinara Bueno Garlet, 47 anos, amiga pessoal e colega de trabalho de Thiago, positivou no mesmo período em que o colega, em novembro. Ao contrário do amigo, Elinara ficou assintomática. “No começo bateu o medo, mas como fiquei positiva junto com o Thiago e mais amiga em comum, nós três conversamos muito por aplicativo, nos dando força”, salienta ela. “Além disso, recebemos apoio da Secretaria de Saúde. Todos os dias nos ligavam para atualizar o estado de saúde. Eu também recebi a visita da enfermeira duas vezes. Esse apoio psicológico é fundamental para você se manter equilibrado”, relata.
Hoje, segundo dados do boletim epidemiológico, das 10.848 pessoas infectadas com o Coronavírus, 10.041 já venceram a doença. “É uma notícia positiva e que precisa ser compartilhada com a nossa população”, pontua o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro apontado que o número de curados ultrapassou os 10% da população sorrisense, atualmente estimada pelo IBGE em 90.313 habitantes.
O boletim também aponta os 678 casos ativos com 28 pessoas internadas, destas 13 estão em UTI e 18 em leitos de enfermaria. No momento, quatro profissionais da secretaria de Saúde estão afastados devido à doença. No boletim também constam 236 casos suspeitos aguardando o retorno dos exames. Segundo o relatório, 543 pacientes com sintomas gripais recebem acompanhamento domiciliar dos profissionais da Secretaria. O boletim também traz as 129 mortes registradas durante os mais de onze meses de pandemia com uma em investigação.
Segundo dados divulgados, ontem à noite, pela secretaria de Estado de Saúde, mais 22 pacientes morreram vítimas do Coronavírus, nas últimas 24 horas, em Mato Grosso. Com isso, subiu para 5.485 o número de óbitos.