O comandante regional e coronel do Corpo de Bombeiros, Giovani Eggers informou, ao Só Notícias, que o projeto do posto avançado do 4º batalhão em Sinop foi ampliado e, por isso, não foi concluído no ano passado. A unidade está sendo feita em um terreno, na avenida das Figueiras, próximo à ponte entre os bairros Jardim Europa e Delta e deve atender cerca de 40 bairros nos setores Norte e Oeste do município.
“Ainda não tem um novo prazo (de conclusão). De início, iríamos colocar somente um container e agora vão ser quatro. Devido termos conseguido mais recursos, aumentamos o projeto. Nós conseguimos uma empresa em Cuiabá que ficou responsável pelo quarto contêiner, para colocarmos em cima e posteriormente fazer a cobertura. Conseguimos recursos da iniciativa privada”, disse o comandante. Não foi mencionado valor.
O projeto conta agora com 400 metros quadrados de obras entre pátio e estrutura, e está sendo feito pelos próprios militares e reeducandos. Caso fosse executado por empresa licitada, custaria mais de R$ 1 milhão. O posto terá uma viatura de resgate e Caminhão Auto Bomba Tanque (ABT) com motorista e três socorristas, garagem, alojamentos com banheiro e uma pequena cozinha.
Já o efetivo de 60 militares se mantém e deve ser realocado para suprir as necessidades da nova unidade. “Vamos precisar só do efetivo para compor a outra guarnição da viatura de incêndio, mas vamos fazer um enxugamento na parte administrativa e conseguir, com certeza, colocar as guarnições para está atendendo”, afirmou Eggers.
O posto funcionará 24 horas, a troca de comando será feita no Batalhão do Corpo de Bombeiros (na rua João Pedro Carvalho – Setor Industrial) e a equipe de plantão se deslocará ao alojamento onde aguardará solicitações de ocorrências.