O mutirão de limpeza no rio Teles Pires realizado neste domingo em Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta (314, 280 e 362 quilômetros de Sinop, respectivamente) retirou 80 toneladas, sendo a metade somente em Alta Floresta, que serão encaminhados para reciclagem.
Em Carlinda e Paranaíta foram retiradas aproximadamente 20 toneladas de lixo em cada município. O objetivo do evento é garantir a preservação do maior rio da região e conscientizar a população para este cuidado.
O idealizador do projeto e presidente da câmara de vereadores de Alta Floresta, Oslen Dias dos Santos (PSDB), o “Tuti”, lamentou a quantidade expressiva de lixo retirado do rio, mas destacou a importância da realização do evento. “É impressionante ainda a quantidade de lixo que a gente está tirando, se for somar esses 10 anos vai passar de 900 toneladas de lixo. A gente percebe que em alguns lugares diminuiu muito, alguns não tinha lixo, outros ainda tem, vamos continuar, não vamos desistir até que a gente consiga realmente deixar esse Teles Pires limpo para os nossos netos, nossos filhos, nossos amigos, para todos nós, o Teles Pires é uma bênção que Deus deu para nós”, frisou.
O mutirão de limpeza do Rio Teles Pires é considerado evento de caráter tradicional, ambiental, cultural e popular do calendário oficial de datas e eventos do município conforme a lei municipal. A ação já ocorre há 10 anos. Em janeiro houve outra etapa.