O prefeito de Colíder (157 quilômetros de Sinop), Hemerson Lourenço Máximo e a secretária de Educação, Leia Torres começam a debater com o Corpo de Bombeiros a instalação de uma unidade escolar militar Dom Pedro II, no município. Eles se reuniram com a tenente-coronel e comandante regional dos bombeiros Raine Pereira Souza, além do comandante local, tenente Felipe Augusto da Silva para discutir o projeto.
O convênio celebrado entre o comando regional dos Bombeiros e a secretaria de Educação do Estado começará a ser desenvolvido, todas as tratativas estão sendo feitas para implantar ainda este ano. Os alunos terão que passar por uma seletiva para ingressar no colégio, atendendo a todas as séries da escolaridade regular, exceto as séries concludentes de cada nível (fundamental). Não foi detalhado quantos estudantes poderão ser atendidos.
Além dos objetivos educacionais previstos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o objetivo é preparar os discentes como formadores de opiniões, ousados, empreendedores, participativos, respeitosos dos direitos humanos, solidários e construtores de uma sociedade justa, humana e fraterna, inspirada nos princípios morais e éticos que presidem as relações sociais nas nações livres e civilizadas.
Alta Floresta é primeira escola militar sob a direção do Corpo de Bombeiros. A instituição foi inaugurada em agosto de 2018. Os estudantes são aprovados no teste seletivo. Eles cursam o ensino fundamental e médio, com o conteúdo da Rede Estadual de Ensino, mas com o diferencial da disciplina militar adicionado à rotina diária da escola.
A escola funciona em parceria entre a secretaria de Educação, Esporte e Lazer com secretaria de Segurança Pública e prefeitura.