Mato Grosso deve receber em 2021 mais de R$ 11 bilhões de investimentos em obras ferroviárias. Hoje, o estado precisa que Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), liga Água Boa aos trilhos da Ferrovia Norte- Sul em Goiás, e que seja estendido os trilhos da Ferronorte para Cuiabá e Lucas do Rio Verde.
De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, no dia 24 de janeiro está prevista a votação no novo Marco Regulatório das Ferrovias pelo Senado, que irá garantir a extensão da Ferronorte, chamada de Ferrovia ‘Senador Vicente Vuolo’.
A notícia foi dada durante reunião de Tarcísio com os senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (DEM) e com o líder do governo Federal, Fernando Bezerra (MDB-PE). De acordo com o projeto acordado pelos senadores com o Ministério da Infraestrutura, a Rumo irá expandir os trilhos de Rondonópolis, onde possui o maior terminal de cargas da América do Sul, em direção a Campo Verde, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
A direção da empresa informou que já adquiriu inclusive áreas para a construção dos terminais de carga nesse novo trecho. A autorização para implantação da extensão da Ferronorte garante investimentos no Estado na ordem de R$ 8,5 bilhões pela concessionária Rumo Logística.
No caso da FICO, a obras iniciaram entre os meses de junho e julho. De acordo com o ministro, o contrato de autorização das obras já foi assinado, em dezembro, entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a empresa Vale e a Valec Engenharia Construções e Ferrovias S.A. A Valec é uma empresa pública que detém a concessão da futura ferrovia. Na primeira fase, a ligação ferroviária terá uma extensão de 348 quilômetros.
A FICO será responsável pelo escoamento de grãos de soja e milho da região do Vale do Araguaia até a Ferrovia Norte-Sul, abrindo mais uma alternativa de transporte. No projeto da ferrovia, estão previstos dez pátios de cruzamento, um pátio de formação de trens em Mara Rosa (GO), dois pátios de carga e descarga, sendo o primeiro localizado em Nova Crixás/GO e o segundo em Água Boa.
A implementação das obras se dará por meio de investimento cruzado como contrapartida pela prorrogação antecipada da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Cerca de R$ 2,73 bilhões do valor de outorga serão investidos pela companhia na construção.