O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), esteve reunido, hoje, com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, para acelerar a conclusão das obras do Parque Tecnológico de Mato Grosso instalado na Cidade Industrial. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, o prefeito se comprometeu a oferecer a infraestrutura e parte do asfalto necessários para a obra.
“Vale ressaltar que a pavimentação já está sendo executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Porém, conforme foi solicitado pela Seciteci, também contribuiremos com parte da pavimentação a fim de agilizar o cronograma de obras”, disse Kalil.
Além disso, o prefeito lembrou de uma pesquisa da Federação das Indústrias (Fiemt) que aponta Várzea Grande entre as 100 maiores cidades do Brasil em preferência para realização de negócios com a industrialização.
Antes de Kalil, em 2020, a então prefeita Lucimar Campos (DEM) já havia se reunido com o governador Mauro Mendes (DEM) para assinar a ordem de serviço que deu início às atividades. O investimento foi de R$ 8 milhões.
O espaço será um ambiente voltado à criação, desenvolvimento, disponibilização de soluções tecnológicas e atração de empresas inovadoras ao mercado. Localizado na região do Chapéu do Sol, em Várzea Grande, a área total é de 16 hectares. Para o projeto, é previsto a implantação de um centro de inovação, incubadoras, aceleradoras, centro de pesquisas, edifícios corporativos, estacionamento, parques, restaurantes e espaço para prestadoras de serviço.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) é parceira do projeto. A instituição já participou das ações de tecnologia e inovação do Parque Tecnológico, por meio de oferta de bolsas e recursos para a construção do Centro de Inovação, com investimento de aproximadamente 16 milhões.