PUBLICIDADE

Mato Grosso mantém ritmo e começa 2021 com crescimento nas exportações

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria)

Mato Grosso, que terminou 2020 com aumento de 6% nas exportações mantém o ritmo e começou 2021 com alta de 2,4% no valor de vendas externas na comparação entre o mês de janeiro dos dois anos. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) divulgados ontem mostram que o Estado já comercializou U$ 988 milhões no primeiro mês deste ano contra U$ 965 milhões em janeiro de 2020.

O resultado mantém Mato Grosso como o quinto estado que mais exporta no Brasil e envia para o exterior 7% de tudo que o país vendo para o mercado externo. No movimento contrário, as importações subiram 27% e chegaram a U$ 199 milhões, deixando o saldo da balança comercial superavitário em quase U$ 789 milhões.

O janeiro só não foi melhor porque a China diminuiu as compras em U% 81 milhões, 32% a menos do que o período passado. Pelo menos em janeiro, o gigante asiático já não domina o mercado local como terminou 2020, quando comprou 30% da exportação. Agora a China tem 18% de participação e vê a Indonésia, outro asiático, comprar U$ 60 milhões a mais (93% a mais do que janeiro passado) se aproximar e ficar com 13% do mercado mato-grossense.

O Egito aumento as compras em 200% e fechou o mês como terceiro destino das vendas estaduais, seguido da Tailândia com 7,2% das compras e do Vietnã com 6,9%. Os dois últimos aumentaram as compras, respectivamente, em 25% e 7,4%.

O algodão foi o produto mais vendido com 29% de participação, seguido do milho com 27%. A soja, que é o principal produto de Mato Grosso e que começou a ser colhida recentemente, ficou com 24%, a carne com 11% e o ouro com 1,7%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...
PUBLICIDADE