A secretaria estadual de Segurança Pública confirmou, ao Só Notícias, que as obras do Centro de Detenção Provisória de Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop) devem ser entregues até o final de março. Cerca de 88% dos trabalhos necessários já foram concluídos, de acordo com a assessoria.
O complexo prisional começou a ser construído em 2013 e é composto por dois prédios, que consistem no núcleo administrativo, alojamento, sala de controle e revista, edificação de apoio aos internos, departamento de saúde, área de serviço e parlatório.
A unidade tem capacidade máxima para 256 reeducandos e deve receber detentos encaminhados pelas polícias de Matupá, Guarantã do Norte, Apiacás dentre outras cidades. A construção foi anunciada em 2008.
Na ocasião, a área anunciada foi de aproximadamente 2,8 mil metros quadrados, com projeto prevendo 24 celas coletivas e 8 individuais, com investimento de aproximadamente R$ 7,6 milhões.
Houve problemas com documentação de área e com a primeira licitação, feita no início de 2011 e que acabou declarada deserta (sem interessados). A segunda licitação foi concluída com êxito no final do mesmo ano.