A cirurgia de pterígio beneficiou mais 108 moradores de Lucas do Rio Verde, no último final de semana, segundo dados divulgados pela assessoria da secretaria municipal de Saúde. Essa foi a segunda etapa do mutirão de cirurgias oftalmológicas que tem como objetivo zerar as filas destes procedimentos.
Na primeira etapa, realizada no final do mês passado, foram realizados 92 procedimentos, somando ao total 200 pessoas beneficiadas. As cirurgias foram realizadas no Posto de Saúde da Família, no bairro Vida Nova.
Para evitar aglomeração, a secretaria de Saúde, por meio da Central de Regulação, agendou os procedimentos, confirmando com todos os pacientes data e horário da cirurgia. Além disso, na unidade de saúde foram cumpridos todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação do novo Coronavírus.
Para a próxima semana, a secretaria viabilizou mais 250 procedimentos para atender a demanda por cirurgia de catarata. A Central de Regulação entrará em contato com os pacientes para agendar as cirurgias, previstas para os dias 13 e 14 deste mês. As consultas de pré-operatório serão dia 12 e de pós-operatório devem ser realizadas nos dias 15 e 16.