O governador Mauro Mendes (DEM) empossou o presidente e aos vogais da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) hoje. O contador Manoel Lourenço Silva assume com a missão de avançar ainda mais na desburocratização e melhoria da prestação de serviços. Três novas entidades passam a integrar o conselho de vogais da Jucemat, que tem a partir de agora 14 cadeiras com a participação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Mato Grosso, Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (FACMT) e Organização e Sindicato das Cooperativas Brasileiras.
Mendes, ressalta a importância da participação de novas entidades no conselho consultivo da autarquia para somar com a experiência, e a vivência, de setores importantes da economia, que são usuários do sistema da Jucemat. “Quero mais uma vez agradecer ao presidente, e aos vogais que tomaram posse aqui hoje, por terem aceitado essa missão de estar junto conosco para contribuir com o desenvolvimento do estado. Queremos que a Junta continue no caminho de modernização e eficiência do serviço público que estamos trilhando, e possa prestar um serviço cada vez melhor aos empreendedores de Mato Grosso”.
O novo presidente avaliou a importância continuar evoluindo os serviços e torná-los cada vez mais automáticos e digitais. “O nosso foco será trazer os empresários para perto da Jucemat, e estarmos juntos, para que eles se sintam seguros que podem contar com a Junta. E para que possamos evoluir em termos de digitalização e que os empresários que querem abrir uma empresa tenham o registro de forma fácil, e que mais portas se abram em Mato Grosso”.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, a Jucemat presta um papel estratégico para o desenvolvimento de um ambiente que atrai novos negócios, que consequentemente, gera desenvolvimento econômico para o estado. “A Junta Comercial é um orgulho mato-grossense, uma referência nacional, vem prestando um grande serviço ao cidadão. Esse processo de informatização que começou na gestão da presidente Gercimira, e que vai ter uma continuação agora com a nova gestão, vai facilitar a vida do cidadão, de quem quer empreender, e do cidadão que precisa das informações da Junta Comercial”.
Foram nomeados como representantes da FCDL, Luiz Fernando Medeiros Lima, e como suplente Caio Henrique Moreira Ramon. Da FAC Mariza Aparecida Bazo, e suplente Rita de Cássia Matos. Na OCB como titular Valéria Grecco Teixeira, e como suplente Carlos Alberto de Oliveira Paes.
Também foram empossados como representantes do governo o novo presidente e Normar Sueli, como titulares, e Carlos Alberto do Prado e Gledisson Fleury, como suplentes. O Conselho de Regional de Administração indicou como vogal suplente Lécio Victor Monteiro da Silva Costa.
O colégio de vogais empossado tem mandato de quatro anos e representa a opinião da sociedade organizada dentro à Junta Comercial, onde são responsáveis pelo julgamento de processos em decisão colegiada, entre outras ações.
Outros órgãos e entidades que possuem participação no colégio são: a União, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Conselho Regional de Administração de Mato Grosso a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso, Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, Conselho Regional de Economia.
As informações são da assessoria do governo do Estado.