PUBLICIDADE

Fecomércio aponta queda da confiança do comerciante em Cuiabá em janeiro

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Mayke Toscano/assessoria)

A pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso identificou recuo de 1% no Índice de Confiança do Empresário do Comércio, em Cuiabá iniciando ano com 122,8 pontos contra 124 pontos de dezembro. A queda foi maior se comparado com janeiro de 2020, de 6,3%, quando a pesquisa somava 131 pontos.

Dois dos principais componentes do Icec apresentaram retração mensal, contribuindo para o resultado negativo da pesquisa. O referente à expectativa do empresário do comércio teve recuo de 1,8%, passando de 161,9 pontos para os atuais 159 pontos. Já o que avalia as condições atuais do comerciante, tanto da economia quanto para o setor, registrou queda de 0,8%, alcançando 97,1 pontos.

O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, argumenta que o recuo em janeiro é comum, mesmo com a oferta de promoções no mês para limpar o estoque das lojas. “Os meses que seguirão, considerados mais fracos para o comércio, contribuem para a diminuição da pesquisa, e ainda temos as incertezas com relação à pandemia e o tempo para que a maioria da população no estado seja vacinada”.

O componente que monitora o investimento do comerciante permaneceu estável em 112 pontos em janeiro deste ano e está negativo em 4,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando atingia 117 pontos. A expectativa para a contratação de funcionários também diminuiu no mês (3,9%). Este foi o segundo recuo para o indicador.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE