PUBLICIDADE

Mauro prevê que 2º lote de vacinas contra Covid chega este mês em Mato Grosso; “longo caminho”

PUBLICIDADE
Só Notícias (fotos: Marcos Vergueiro/Tcheló Figueiredo/assessoria)

O governador Mauro Mendes afirmou, ontem à noite, que a vacinação contra a Covid marca o início da recuperação de Mato Grosso em relação à pandemia. “Teremos longos meses pela frente. O número de vacinas enviadas aos estados é proporcional, e teremos um longo caminho a ser seguido até receber toda a imunização dos mato-grossenses”, relatou, após a técnica de enfermagem Luiza Batista Silva, que atua na linha de frente do combate ao Coronavírus, ter sido a 19 vacinada, no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. Também foram vacinados outros nove profissionais de saúde.

“A partir desta terça-feira estaremos dando sequência na distribuição aos municípios para que o mais rapidamente possível chegue aos prefeitos e secretários municipais de saúde”, explicou, acrescentando que o segundo lote deve ser entregue ainda este mês. “Eu acredito que essa etapa marca o início de uma virada de página. Ainda não temos a data dos novos lotes, mas temos a expectativa de que até o final do mês receberemos mais uma remessa”, acrescentou

“Ficamos felizes por estar aqui vivenciando este momento, que reflete a expectativa que temos de reconquistar a liberdade, direito de ir e vir e de ter a nossa vida de volta”. Mas o governador recomendou que a população continue a adotar as medidas preventivas contra o vírus, uma vez que serão muitas fases ainda para que a vacina seja aplicada de forma geral. “Temos um longo caminho pela frente. Por isso é importante que todos continuem a tomar as medidas farmacológicas para evitar a transmissão pelo Coronavírus”, recomendou.

Também participaram do ato a primeira dama Virginia Mendes, os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Gilberto Figueiredo (Saúde); o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat; além de parlamentares do Estado e da Capital.

Conforme Só Notícias já informou, o lote de 126 mil doses chegou a Mato Grosso no início da noite, foi armazenado no Centro de Distribuição em Cuiabá e hoje as vacinas serão distribuídas para os polos regionais. Como são duas doses por pessoa, mais de 60 mil mato-grossenses serão vacinados nessa primeira fase.

Nessa primeira fase serão vacinados os profissionais da Saúde, população a partir dos 75 anos e acima dos 60 anos que vivem em instituições de longa permanência (asilos e clínicas psiquiátricas), e indígenas que vivem em aldeias.

Na segunda fase, receberão a vacina a população de 70 a 74 anos; seguida da população de 65 a 69 anos; e depois os idosos entre 60 e 64 anos.

A terceira fase vai contemplar as pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Já a quarta fase vai imunizar os professores, profissionais das forças de Segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, informa a secretaria adjunta de Comunicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Delegado diz que dupla usou caco de vidro para matar vítima em Colíder 

Dois homens envolvidos no homicídio de Maicon Willian Prill, 34...

Mato Grosso tem mais de 500 captações de córneas em um ano

O Estado de Mato Grosso, por meio da secretaria...
PUBLICIDADE