O presidente da Associação de Bares, Restaurantes e Similares, Marcelo Barão Duarte, disse, ao Só Notícias, que os comerciantes do segmento em Sinop respeitarão o decreto que vigora a partir de hoje, com novas medidas para prevenção e avanço do contágio da Covid devido ao aumento da média móvel de casos, internações hospitalares e óbitos. “Terão que respeitar o decreto, é uma questão da nossa saúde que está precária. Teremos reunião com a prefeitura para saber certinho como vai funcionar e, posteriormente, vamos fazer com os associados, mas tenho certeza que todos vão respeitar”, resumiu o presidente.
Bares, restaurantes e congêneres estão permitidos a atender desde que com o máximo de 50% da capacidade do local. O documento autoriza as forças de segurança do Estado a tomar todas as ações necessárias para fazer cumprir as novas medidas e também “possíveis normas municipais mais rígidas ou restritivas”.
Já os eventos corporativos (organizados por instituições públicas ou privadas) devem respeitar as regras sanitárias e distanciamento social previstas no decreto 522, de junho do ano passado, a exemplo do distanciamento mínimo de 1,5 metro e uso de máscaras.
Pelos próximos 45 dias ficam proibidos eventos sociais, festas, shows, atividades em casas noturnas e confraternizações com mais de 100 pessoas em espaços privados ou públicos, “inclusive o uso de logradouros públicos, onde haja aglomeração e consumo de bebidas alcoólicas”. Em muitas cidades estavam havendo aglomerações de pessoas em festas e baladas.
São 126.160 doses para atender o público alvo da primeira fase da campanha. Serão 60.074 pessoas vacinadas, com as duas doses.