PUBLICIDADE

Importação de adubos e fertilizantes por produtores de Mato Grosso cresce 10%

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

As importações de adubos e fertilizantes pelo estado de Mato Grosso cresceram 10,2% de janeiro a novembro passados e somam cerca de 5,4 milhões de toneladas. O aumento de 531 mil toneladas se comparado com mesmo período de 2019, quando foram adquiridas 4,9 milhões de toneladas, informa a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O maior volume desembarcado ocorreu nos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) que registraram o recebimento de aproximadamente 2 milhões de toneladas e 1,5 milhões de t de insumos respectivamente. Juntos, os dois portos são responsáveis por 65% do total parcial de produtos adquiridos neste ano, ampliando em 5 pontos percentuais a representatividade no recebimento dos adubos e fertilizantes comprados.

A Conab também aponta que os portos da região Norte do país vem ganhando destaque na importação de insumos para os produtores mato-grossenses, mesmo com a maior participação de Santos e Paranaguá até o momento. Ao somar a quantidade de insumos recebida pelos portos de Santarém e Barcarena no Pará, Itaqui no Maranhão e Itacoatiara, no Amazonas, o volume é inferior apenas ao desembarcado em Santos.

Santarém é o terceiro maior ponto de desembarque de adubos e fertilizantes que tem como destino final o Estado de Mato Grosso, com a recepção de mais 600 mil toneladas, aumento em torno de 26,6% em relação ao movimento registrado no mesmo período de 2019. Esse crescimento fez com que a representatividade do porto para o recebimento de insumos passasse de 10,7% para 12,3%.

Ainda na região amazônica, destaque também para o porto de Itacoatiara que, apesar do pequeno volume de material desembarcado, registrou um crescimento de mais de 34% no recebimento de insumos de janeiro a novembro deste ano quando comparado com o mesmo período de 2019, com mais de 373 mil toneladas em 2020.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Confinamento de gado em Mato Grosso pode fechar ano com aumento de 60%

O mais recente levantamento de intenções de confinamento, feito...

Custo da produção de algodão em Mato Grosso tem queda, aponta CPA

A estimativa do custo de produção do algodão em...

Custo do milho em Mato Grosso sobe

A elevação na cotação do milho no Estado também...

Cotação da vaca gorda sobe 1,4% em Mato Grosso

A menor oferta de fêmeas em Mato Grosso fez...
PUBLICIDADE