O secretário de Saúde e Saneamento Luís Fábio Marchioro se reuniu com controlador municipal Laércio Costa Garcia e o secretário de Administração e Estevam Hungáro Calvo e o adjunto Devanil Barbosa, esta manhã, para debater implantação do Planejamento de Governança e Risco, com objetivo otimizar as ações e serviços voltados para assistência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Estão implantando essas melhorias que vão refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados a nossa população. A secretaria de saúde dará todo empenho necessário para a implantação e execução deste planejamento”, disse Marchioro.
A gestão municipal esta implantando o Sistema de Informações Gerencial que abrange, os procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informação rotineira aos gestores e aos tomadores de decisão. Com a implantação do sistema, busca se a melhoria no planejamento e processo de governança, que refletirá na qualidade dos serviços prestados aos munícipes.
Estevam Hungáro Calvo afirmou que está sendo desenvolvias “ações pautadas por planos estratégicos, programas, projetos e processos bem definidos e transparentes de modo a não deixarem dúvidas que as ações realizadas pela prefeitura almejam o bem público de maneira mais lógica, racional e organizada possível”.
Todo esse processo implantação é orientado e acompanhado pela controladoria municipal atua a fim de prevenir e combater ilegalidade na gestão municipal, garantindo a defesa do patrimônio público, promovendo a transparência e a participação social, e contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços públicos.
Para o controlador geral, o processo de gerenciamento de riscos “consiste no conjunto de atividades inter-relacionadas, necessárias para o gerenciamento de riscos, identificação e avaliação de riscos, planejamento e implementação. São mudanças que promoverão melhorias no decorrer dos próximos anos”.