O homem, de 37 anos, morador de Colíder teve um prejuízo de R$ 90 mil ao comprar 2,6 mil caixas de cerveja, de diferentes marcas, em Sinop, e cair em golpe praticado por estelionatários que se passaram por representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), para praticar o crime.
O denunciante disse aos investigadores que recebeu ligação do criminoso que se apresentou como diretor da Sefaz. Ele ofereceu a bebida e disse que a carga era de uma apreensão e que à venda teria sido autorizada, já que a data de validade estava próxima. Segundo o denunciante, o valor médio, da quantidade ofertada seria de R$ 130 mil.
A vítima ainda ressaltou aos policiais que o criminoso estava bem-vestido, de óculos, terno, gravata e teria pedido para ir até o Fórum de Sinop. Ele foi no local indicado, então o criminoso disse que estava ocupado e pediu para esperar no estacionamento que um de seus fiscais iria procurá-lo.
Um segundo suspeito foi até o seu encontro e ficou conversando, até o primeiro homem que se apresentou como diretor da Sefaz aparecer. Eles foram até o depósito de um mercado, onde a bebida estaria, e um terceiro suspeito apareceu se apresentando como diretor do estabelecimento.
Ele estava com documentos contendo todos os dados do comércio do denunciante e disse que para fazer a liberação da cerveja precisaria da assinatura de outros dois advogados. Os criminosos o levaram até um hospital, onde os supostos advogados estariam para coletar as assinaturas.
No local, um dos criminosos disse que antes da assinatura era necessário realizar o pagamento. A vítima entregou o dinheiro, o estelionatário disse que iria conferir, pediu para esperar na recepção e não retornou mais.