O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), firmou uma parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) para diagnosticar a capacidade do poder local de fazer a gestão do território nos municípios próximos à BR-163, entre Mato Grosso e Pará, na região de implantação da Ferrogrão. A área abrange os municípios de Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão, todos no Pará.
Projeto do Ministério da Infraestrutura (MInfra), a Ferrogrão terá 933 quilômetros de extensão, ligando Sinop ao porto de Miritituba (PA), e ampliando a capacidade de escoamento da produção de grãos pelo Arco Norte do país. Atualmente, mais de 70% da safra mato-grossense é escoada pelos portos de Santos (SP) e de Paranaguá (PR), a mais de 2 mil quilômetros da origem.
“É o projeto de infraestrutura mais ambicioso da nossa história recente e com um potencial transformador para o agronegócio do Mato Grosso. A gente visa criar uma competição com todo o sistema que leva aos portos do Sul e, assim, reduzir o valor do frete e, consequentemente, do custo Brasil”, explica Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura.
A Ferrogrão foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e o leilão da concessão tem previsão de publicação para este ano – estudos de viabilidade e as minutas de edital e contrato estão em avaliação no Tribunal de Contas da União (TCU). São previstos cerca de R$ 21,5 bilhões em investimentos. As informações foram divulgadas, esta noite, pelo governo federal.