O boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde divulgado, ontem, no início da noite, detalhou que as 19 Unidades de Terapia Intensiva exclusivas para tratamento do Coronavírus, no Hospital Regional de Sinop seguem 100% lotadas. Entre os internados, cinco são sinopenses e os demais moradores de outros municípios.
Já na situação geral da rede pública em Mato Grosso a taxa apresentou novo aumento, passando de 45,41 para 48,39%. Ao todo, há 403 pactuadas e atualmente 208 estão vagas. A ocupação aumentou para as enfermarias e está em 22%, isto é, das 876 habilitadas, 682 estão livres para receber internações.
Em Nova Mutum, no Hospital Hilda Strenger Ribeiro, o percentual é de 80%, com quatro das 20 vagas. No Regional de Sorriso, são duas UTIs, e todas ocupadas. Em Alta Floresta, no Hospital e Maternidade Santa Rita, há 10 pactuadas e seis estão sem pacientes internados (40%). No Regional de Peixoto de Azevedo são 10 e todos estão livres.
No São Benedito, em Cuiabá, são 40 leitos e 28 estão sem pacientes (30%). No Universitário Júlio Muller, são 16 leitos e 10 estão livres para receber pacientes (37,5%). Na Santa Casa, há 20 leitos e 12 estão vagos, taxa de 40%. No Hospital e Pronto Socorro Municipal, é de 42,5%, ou seja, dos 80 pactuados, 34 estão com pacientes.
Em Várzea Grande, no Estadual Metropolitano, são 70 pactuados e 40 estão desocupados (42,86%). No Regional, em Rondonópolis, são 10 UTIs pactuadas e oito estão ocupadas (80%). Na Santa Casa, que conta com 20 UTIs, a taxa é de 90%, com duas vagas. No Regional de Água Boa, são 10 leitos e dois estão com pacientes (20%).
Já no São Luiz, em Cáceres, são cinco leitos pactuados, e três estão desocupados, atualmente (40%). No Hospital Regional Doutor Antônio Fontes, também são 10 leitos habilitados e, no momento, dois estão sem pacientes internados (80%).
Em Barra do Garças são nove UTIs, e o percentual é de 33,33% com seis vagas. Em Pontes e Lacerda, no Vale do Guaporé, são 10 UTIs e quatro estão desocupadas (60%). No Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito de Tangará da Serra são 13 leitos e a ocupação é de 69,23%, com quatro vagas.
No São Lucas, em Primavera do Leste, são nove e seis estão sem pacientes internados (33,33%). No Coração de Jesus, em Campo Verde, são 10 habilitados, e oito estão livres para receber pacientes (20%). Em Juína, no municipal, são 10 unidades, com taxa de 30%, ou seja sete estão disponíveis.
Conforme Só Notícias já informou, ontem, representantes da futura administração municipal, Associação Comercial e Empresarial de Sinop, Câmara de Dirigentes Lojistas, União das Entidades de Sinop, secretaria municipal de Saúde protocolaram ofício na direção do Hospital Regional solicitando que sejam reativados 10 Unidades de Terapia Intensiva exclusivas para tratamento da Covid-19. O documento também será encaminhado ao governador Mauro Mendes (DEM) e secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A prefeita Rosana Martinelli também informou que se reunirá com integrantes do comitê de prevenção ao Coronavírus para avaliar se haverá medidas contra grandes aglomerações em estabelecimentos para a festa do dia 31. Alguns já anunciaram vendas de ingressos com atrações musicais. Rosana adiantou que não tem intenção de fechar os locais e monitora os números da Covid-19 no município.