A prefeitura municipal entregou, ontem, as obras de revitalização, reforma e melhorias do Centro Ecológico de Recreação e Lazer ‘Parque Bernardo Berneck’. A unidade está localizada na avenida Júlio Campos, um dos principais corredores logísticos da cidade.
Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, a obra é considerada a maior de toda sua gestão, até o momento. “Não pelos recursos aplicados nesse espaço, mas, sim, pelo significado, pela sua importância e representatividade junto à população, impactando positivamente na qualidade de vida. Damos aqui um importante passo ao incentivo da prática desportiva, ao lazer das famílias e principalmente o exercício diário da prática da conservação ambiental”.
O projeto final do parque, como explicou a prefeita, não ficou nada próximo ao que havia sido projetado pelo município, ainda em 2017. “Tínhamos um projeto diferente para o Berneck, como restaurante e complexo aquático. Infelizmente, a ideia original foi tolhida pelo Ministério Público e apenas 15% dos 280 metros quadrados pôde ser edificado, transformado. Mesmo assim, estamos aqui realizando um sonho de mais de uma década”.
O parque Berneck, como é conhecido, possui área verde de 280 mil metros quadrados, reservas de mata nativa, pista de caminhada de 2.700 metros, lago com píer para contemplação, concha acústica, academia ao lar livre, playground, ciclovia, iluminação em LED, bebedouros, banheiros feminino e masculino, palco, bancos, praça de evento, centro de educação ambiental, auditório e 140 vagas de estacionamento.
O parque estará aberto das 5h às 18h e a segurança será realizada pela Guarda Municipal, que terá efetivo permanente, sendo duas patrulhas de bicicleta com dois GMs durante o dia e à noite, patrulha com viatura, também com dois agentes. O espaço conta ainda com seis educadoras ambientais.