A prefeitura de Sinop liberou, de janeiro até agora, 447 alvarás para motoristas de carros transportarem passageiros pelo sistema de aplicativos. O número é 44% maior que o do ano passado, quando foram autorizados 310 condutores. Em dois anos, foram 757 cadastros. Atualmente, existe 12 empresas de aplicativos autorizadas a funcionar na cidade.
O secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Hermann Friedrich, explicou ao Só Notícias que os números são impulsionados não apenas por conta da crise causada pela pandemia da Covid. “O aplicativo é uma segunda renda que faz uma diferença no final do mês do profissional. Então, eles estão entrando nessa segunda situação, correndo atrás do aumento da sua renda mensal”.
Hermann apontou ainda que a faixa de idade dos trabalhadores varia de 20 a 50 anos, “mas qualquer faixa etária está entrando”. Para o cadastro do motorista são necessários Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com a observação de que o mesmo exerce uma atividade remunerada e que possui o seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP).
A regularização é obrigatória para a empresa de aplicativo e para o motorista desde 2018, quando o projeto de lei 061, foi aprovado pela câmara de vereadores e sancionado pela prefeita Rosana Martinelli (PL) desta forma, passou a vigorar.