A prefeitura abriu licitação na modalidade pregão presencial para a compra de gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis para uso na merenda escolar das unidades de ensino fundamental, educação infantil e de jovens e adultos para o ano letivo de 2021. A escolha da licitante será no próximo dia 6 de janeiro.
São englobados no certame 104 itens e o investimento previsto é superior a R$ 9,8 milhões, de acordo com o edital, com recursos próprios, oriundos da secretaria municipal de Educação, Esporte e Cultura. Sinop atende cerca de 16 mil alunos na rede municipal de ensino.
Entre os itens inclusos estão leites, frutas (abacaxi, laranja, dentre outras), café, iogurte, ovos, lentilha, ervilha, óleo, biscoito, temperos, filé de peixe, carne bovina 1º qualidade, legumes (chuchu, dentre outros), saladas, filé de frango, salsicha, carne suína, pão, dentre outros.
A prefeitura ainda comprará macarrão, linguiça, leite em pó, feijão, arroz, farinha láctea, molho de tomate, manteiga, carnes, canjica, batatas, açúcar, achocolatado, dentre outros itens para compor a merenda dos estudantes.
Consta no edital que a compra é necessária pois “a alimentação adequada é direito do ser humano, reconhecido internacionalmente pela Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
Além disso “o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica”.
Os produtos devem ser entregues em no máximo cinco dias úteis, contados a partir do recebimento da requisição da secretaria. Todos os alimentos devem seguir padrões definidos no edital.