O secretário municipal de Saúde, Rafael Bosco, declarou que o aumento de casos de covid-19 tem sido recorrente em Colíder (150 quilômetros de Sinop). Segundo ele, os números crescentes de covid-19 mostram uma tendência que tem se repetido desde a semana passada.
“De segunda para terça-feira tivemos 24 casos positivos. Passamos a atender uma média de mais de cem pessoas por dia. Estamos atendendo pessoas de outras cidades e estados que vieram passar as festividades na casa de seus parentes”, alertou Rafael.
Diante desse cenário, Rafael ressaltou que o controle da pandemia não depende só do poder público. “Enquanto as pessoas não assumirem sua responsabilidade e fazerem a sua parte, infelizmente vamos continuar enfrentando esse inimigo. É importante que as medidas de segurança sejam adotadas por todos. Se a aglomeração continuar, se as festas continuarem, se as medidas de segurança não forem respeitadas, teremos um início do ano muito lamentável”.
A partir desta quinta-feira, passará a funcionar em Colíder uma nova unidade referência de atendimento para casos de coronavírus, que será o PSF da Torre. De acordo com a assessoria, o local que estava sendo utilizado (Cerest) já não comporta mais a demanda.
Segundo dados da secretaria estadual de Saúde, Colíder já tem confirmados 1.842 casos de coronavírus, desde o início da pandemia. Atualmente, 98 pacientes estão em isolamento e dois estão internados. O município contabiliza 41 óbitos.