PUBLICIDADE

Setasc abre edital para projetos voltados à defesa dos direitos da criança e adolescente em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Criança e Adolescente abriu edital do Chamamento Público para seleção de projetos das Organizações da Sociedade Civil relativos à promoção, proteção e defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes no Estado. As instituições interessadas devem entregar e protocolar os projetos a partir do dia 4 do próximo mês.

As iniciativas poderão ser financiadas pelo Fundo para Infância e Adolescência de Mato Grosso, na forma de captação de recurso. Para a análise e seleção de projetos das organizações da sociedade civil, é necessário que estejam em consonância com as políticas públicas da Criança e do Adolescente no Estado.

Segundo o presidente do Fundo para Infância e Adolescência, Hildeberto França de Paula, “o edital de nível estadual, sendo o primeiro que atenderá todas as instituições que estão registradas nos conselhos municipais, desde que estejam com as suas certidões em dia”, afirma.

A execução das propostas selecionadas pelo Edital de Chamamento Público será por meio do Termo de Fomento entre as organizações da sociedade civil com a secretaria e o Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Criança e Adolescente.

O presidente declarou ainda que o impacto desse edital para as instituições da sociedade civil é positivo pois, com certificado de chancela, elas poderão pleitear recursos com as empresas privadas e as mesmas terão isenção fiscal, caso financie o projeto.

As organizações da sociedade social que forem selecionadas podem ser beneficiadas com o valor de até R$ 3 milhões, sendo que 20% do valor captado será retido para o Fundo para Infância e Adolescência.

Para o Hildeberto, todos saem ganhando, tanto as instituições que vão pleitear os recursos, quanto às empresas que financiarão os projetos e o conselho estadual. “O conselho estadual vai ficar com 20% retido no fundo e isso vai possibilitar mais ações na proteção e defesa de crianças e adolescentes futuras. Com esses 20% retido, em 2021 o conselho vai poder fazer projetos de atendimentos diretos, cursos, capacitações e outras ações recursos, além dela ganhar todos que trabalham na área de infância ganham”.

Vale ressaltar que os projetos precisam atuar nas áreas de: acolhimento institucional; enfrentamento ao uso e ou abuso de drogas; proteção especial a crianças e adolescentes com seus direitos violados; qualificação permanente de profissionais que atuam no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes – SGD; Enfrentamento à Exploração do Trabalho Infantil e Proteção ao Jovem Aprendiz Cultura de paz e metodologias de resolução de conflitos entre outras.

As instituições da sociedade civil interessadas em participar do edital, deverão entregar e protocolar os seus projetos a partir do dia 4 até 29 de janeiro, em envelope lacrado toda a documentação necessária, na secretaria Técnica do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente envolve cinco veículos em Lucas do Rio Verde

Um acidente ocorreu hoje de manhã, envolvendo quatro veículos...

Projeto bombeiros do futuro forma mais 103 crianças em Sorriso

O Projeto Social Bombeiros do Futuro formou 103 crianças...

Projeto “Florestas de Algodão” da UFMT é destaque em revista americana

o projeto "Florestas de Algodão", desenvolvido pelo Centro Vocacional...
PUBLICIDADE