A Polícia Militar lançará nesta sexta-feira, às 14h, a operação Final de Ano, em Cuiabá. As ações vão ate dia 2 de janeiro e serão empregados 1,5 mil policiais e 660 viaturas nas ruas nos 141 municípios, especialmente nas áreas comerciais.
A ação segue planejamento operacional do Comando Geral da PM e será executada com emprego de policiais dos 15 Comandos Regionais e do Comando Especializado (Batalhões Bope, Rotam, Ambiental, Cavalaria e Trânsito).
O reforço inclui no policiamento ostensivo das ruas, policiais que estão em funções administrativas nos quartéis. Em Cuiabá e Várzea Grande, por exemplo, esse número é estimado em 200 policiais.
Além do policiamento ostensivo de prevenção, com rondas e viaturas policiais parados em locais estratégicos, a ‘Operação Final de Ano’ prevê a adoção de ações estratégicas como bloqueio de vias para abordagem, revista e checagem de documentação de pessoas e veículos.
Também será feita a chamada “asfixia”, o que significa levar o maior número de possível de policiais para uma determinada área (bairro, avenida, praça) intensificando as abordagens, revistas e checagem.
A análise criminal é serviço da Polícia Militar que consiste em estudar os índices criminais(local, crimes que ocorrem, frequência, horário), aponta os locais com necessidade dessa modalidade de atuação policial.