A 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B ainda não terminou, mas já é extremamente generosa com o Cuiabá, que venceu, saiu da sexta posição na tabela e se firmou na terceira colocação pelo menos até a próxima rodada. E ainda pode melhorar a depender de outros dois resultados de adversários diretos na briga pelo acesso à primeira divisão que jogam nesta quinta-feira (17).
O sucesso começou a ser construído com o Dourado cumprindo a sua obrigação. Foi a Barueri e venceu o frágil Oeste por 2 a 0, afundando os paulistas ainda mais na lanterna da competição e os deixando mais próximos do rebaixamento para a Série C. Com os três pontos, o time mato-grossense agora soma 47.
Depois, a combinação de resultados ajudou o Cuiabá. O Juventude, que estava em terceiro lugar, foi a Salvador e perdeu para o Vitória por 1 a 0. Estacionou nos 46 pontos e caiu para o quarto lugar. O Sampaio Corrêa, que vinha em ascensão, perdeu em casa para o Avaí por 1 a 0 e também perdeu uma posição na tabela, permanecendo com 45 pontos. Por fim, o CSA, que estava em quinto lugar, empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro em Belo Horizonte e caiu para o sexto lugar, com 45 pontos.
A rodada ainda está em andamento, com jogos hoje e, especialmente, amanhã com dois jogos para o torcedor cuiabanista secar. A Chapecoense pega o Náutico na Arena Condá. Com 57 pontos, os catarinenses lideram o certame e são amplamente favoritos diante dos pernambucanos que estão na zona de rebaixamento.
Também amanhã, o América-MG, vice-líder com 53 pontos, enfrenta o Figueirense num jogo complicado. Além de jogar em Florianópolis, o Figueira vem numa reação de três vitórias seguidas que o tiraram da zona de rebaixamento.
Mesmo que os adversários tenham sucesso, agora o Dourado só depende dos próprios esforços para conquistar o sonhado acesso para a primeira divisão. Até o final do Campeonato, no dia 30 de janeiro, são outros nove jogos. O ponto positivo é que os espaçamentos entre as partidas são maiores e o tempo de recuperação aumenta, sem contar os retornos de lesão que devem reforçar o elenco, a exemplo do zagueiro Everton Sena.
A dificuldade é que os próximos adversários estão bem na tabela e também brigam pelo acesso, o que reforça a necessidade de vencer em casa e tentar conquistar pontos fora. Pela frente, o Cuiabá ainda tem o Operário-PR, Náutico, Cruzeiro, Juventude, Ponte Preta, Guarani, Paraná, Sampaio Corrêa e CRB.
1 Chapecoense 57 pontos
2 América MG 53
3 Cuiabá 47
4 Juventude 46
5 Sampaio Correa 45
6 CSA 45
7 Avaí 43
8 Guarani 40
9 Ponte Preta 40
10 Cruzeiro 39
11 Confiança 39
12 Operário PR 38
13 Vitória 36
14 Brasil Pelotas 36
15 Pelotas 34
16 Figueirense 31
17 Paraná 29
18 Náutico 28
19 Botafogo SP 24
20 Oeste 16