O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop, Klayton Gonçalves disse, em entrevista ao Só Notícias, que teme um possível lockdown (fechamento total), em decorrência do crescimento de casos de Coronavírus, e consequentemente, aumento na ocupação das Unidades de Terapia Intensiva na rede pública. Ele afirmou ainda que o fechamento do comércio, neste momento, seria um ‘desrespeito’ aos empresários.
“Nós torcemos que não, porque seria uma coisa bem complicada para o empresário, porque todo mundo viu a política acontecer, eventos acontecerem e chegar agora um lockdown seria um desrespeito ao empresário, que fez o papel dele, mas a gente tem que temer o fechamento e continuar com as medidas de segurança”, destacou.
Ainda de acordo com Gonçalves, caso haja um fechamento é necessário que o Ministério Público “siga a linha da onde corre mais risco de contaminação”. “Acredito que não tenha em momento algum que vir recomendação de fechamento ao comércio, porque no comércio existe máscara, álcool e protocolos. Isso tem que ser olhado com bons olhos pelo Ministério Público, que sempre foi parceiro, preocupado e a favor do comércio. É uma preocupação que temos, mas que seja feito de maneira justa”, pontuou.
“O comércio está fazendo a parte dele, cumprindo, fazendo as ações necessárias. A gente vê com olhos de preocupação esse aumento de casos agora. Sempre insistimos com os empresário, para que até que se tenha a vacina, que use a máscara, porque infelizmente caso tenha cada vez mais esse aumento de casos, de ocupação, o Ministério Público vai estar sempre alerta e podendo pressionar o município, emitindo notificações, para que faça fechamentos, corte de ramos de atividades, ou diminuição de horários”, acrescentou.
Klayton ainda reforçou a necessidade dos protocolos continuarem sendo seguidos. “A nossa preocupação é manter os protocolos, o comércio aberto e a saúde da população em dia. A ACES distribuiu por duas vezes máscaras, recentemente fizemos anuncio de mais uma campanha, de 5 mil máscaras para o comércio, estamos fazendo essa distribuição, o empresário está fazendo essa busca e é necessário continuar”, completou.
Conforme Só Notícias já informou, a ocupação das UTIs Covid no Hospital Regional de Sinop alcançou a maior ocupação dos últimos 59 dias, e chegou a 63,16%. São 19 pactuadas e, atualmente, sete estão livres para receber internações. No quadro geral do Estado, a taxa também aumentou e está em 39,45%, com 244, das 403, livres.