O curso de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, obteve nota 4, sendo a maior contínua dentre todos os cursos no Estado. O conceito é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação com base no desempenho dos estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e nas condições de oferta do curso (corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos). O indicador varia em escala de 1 a 5, considerados de excelência pelo Ministério da Educação.
O curso obteve ainda conceito de excelência 4 em outros dois indicadores de qualidade no Enade, que valia o desempenho dos estudantes comparados aos demais cursos do país em prova de conhecimentos gerais e específicos da área e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, que mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes no decorrer do curso. Em ambos, o curso liderou o ranking de conceitos contínuos dentre os cursos de Zootecnia do Estado.
Ainda de acordo com a coordenação, na região centro-oeste, o curso de zootecnia da UFMT em Sinop ficou com o terceiro melhor conceito, segundo melhor no Enade e o segundo melhor IDD. Quando estratificados os resultados da avaliação de desempenho dos estudantes, o curso de Zootecnia do campus sinopense também ocupa a 8º posição dentre os cursos do país em termos de conhecimentos específicos de produção animal.
“Os indicadores obtidos pelo curso refletem a busca incansável de nossa comunidade acadêmica (estudantes, docentes, técnicos e terceirizados) em integrar o ensino com vivência prática e atividades de pesquisa, extensão e inovação”, afirmou o coordenador, Maicon Sbardella. “Ficamos muito honrados em poder oferecer para toda a sociedade norte mato-grossense profissionais altamente qualificados para atuar nas cadeias produtivas de carnes, leite e ovos a partir de um curso de excelência comprovada por avaliação oficial do MEC, muitas vezes apenas encontrado em grandes centros”, conclui.