Militares do Corpo de Bombeiros de Alta Floresta (314 quilômetros de Sinop) salvaram um bebê que se engasgou enquanto se amamentava, em uma residência na rua H-04, Setor Industrial. A mãe ligou para o batalhão relatando a situação e um militar passou orientações pelo telefone, enquanto uma guarnição se deslocava.
Ao chegar na residência, os bombeiros encontraram a mãe chorando e a avó com o recém-nascido no colo andando de um lado para o outro em evidente desespero. Um militar colocou o bebê de bruços num dos seus braços e com a cabeça num nível mais abaixo que o restante do corpo, aplicou cinco tapotagens entre as escápulas. Ao virar o bebê, já foi notado líquido no nariz e boca e de uma forma gradual e rápida o recém-nascido retomou a normalidade da respiração.
O soldado Aparecido, que integrava a equipe de atendimento, relatou que “ao assumir a criança pude perceber que já apresentava cianose, seus lábios estavam arroxeados, o que foi normalizando após o restabelecimento da permeabilidade das vias aéreas, devido à aplicação de manobra específica”.
Após os trabalhos dos militares o bebê foi levado para atendimento médico. Ontem, sua mãe ligou no batalhão informou que seu filho já está em casa e passa bem.