A secretaria Estadual de Saúde divulgou, há pouco, boletim Informativo com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. Os 141 municípios do Estado continuam com a classificação de risco baixo de infecção pelo Coronavírus, conforme mostra documento a partir da página 12.
Esse status já se mantém por 38 dias. Em 2 de novembro, Ribeirãozinho foi a última cidade classificada com risco “moderado”. Desde então, nenhuma cidade de Mato Grosso foi classificada com risco muito alto, representado pela cor vermelha e que indica alerta máximo de contaminação, ou amarela, que indica alerta moderado.
O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.
Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da secretaria.
Conforme Só Notícias já informou, esta tarde, a secretaria de Estado de Saúde notificou mais 11 mortes por Covid. Agora, já são 4.233 óbitos, em decorrência da doença, no Estado.
A pesquisa soroepidemiológica da Universidade do Estado de Mato Grosso e financiada pela secretaria Estadual de Saúde identificou a prevalência de anticorpos em 12,5% da população nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Juína, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.