A secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Novos Caminhos, abriu 300 vagas gratuitas para o curso de programador web, promovido na modalidade ensino a distância (EAD). As inscrições começam na segunda-feira(14) e termina no dia 30, no site da Seciteci. As aulas começam no dia 15 de janeiro. O processo de seleção será por ordem de inscrição. Caso ocorra mais inscritos, haverá uma lista de vagas remanescentes. A lista com as matrículas deferidas será divulgada no dia 06 de janeiro.
As exigências para acesso ao curso são de que o aluno tenha pelo menos 15 anos, ter concluído ou esteja cursando o Ensino Médio, ter acesso a computador com Windows 7 ou Windows 10 instalado, com no mínimo 2gb de memória RAM e acesso à internet, além de ter conhecimento básico de instalação de software no ambiente Windows.
O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, explica que a parceria entre a União e o Estado foi fundamental para a realização de novos cursos profissionalizantes em Mato Grosso. “Somente este ano, ofertamos mais de 2.300 vagas para cursos na modalidade EAD, sendo quase mil em parceria com o MEC, dando oportunidade para as pessoas se qualificarem mesmo durante a pandemia. O nosso objetivo é capacitar o maior número de profissionais para o mercado de trabalho, diminuindo as desigualdades sociais e ampliando a geração de emprego e renda no Estado”, disse.
Os cursos são de Formação Inicial Continuada (FIC), com carga horária de 200 horas, e ocorrerão em um ambiente virtual de aprendizagem, pela plataforma AVA. Em Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde, serão disponibilizadas 100 vagas para cada unidade, já Barra do Garças e Rondonópolis terão 50 vagas cada.
O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Stephano do Carmo, reforça que neste momento de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, os cursos EAD se tornaram ainda mais necessários para a qualificação profissional. “Vivemos um momento de crise, causada pela pandemia, por isso a sociedade teve que se adequar aos novos formatos de convivência social e também de estudos, que é uma excelente maneira de ocupar o tempo de forma produtiva, e o EAD se tornou fundamental neste processo”, ressaltou.
A coordenadora de Educação Profissional e tecnológica da Seciteci, Ana Flavia Derze Soares, explica que a Secretaria tem ido ao encontro das demandas da necessidade de qualificação e do mercado de trabalho.“O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e carente de profissionais capacitados, e por meio destes cursos, temos beneficiado centenas de pessoas, que conseguem novas oportunidades”.