O Ministério da Saúde confirmou, esta manhã, o primeiro caso de reinfecção por Covid-19. Segundo a pasta, o diagnóstico ocorreu em uma profissional da área de saúde, de 37 anos, residente em Natal. Ela teve a doença em junho, se curou e teve o resultado positivo novamente diagnosticado em outubro, 116 dias após o primeiro diagnóstico.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que recebeu, no último dia 9, um relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz (RJ), referência nacional para a Covid-19, no Brasil, com os resultados laboratoriais de duas amostras clínicas de, até então, um caso suspeito de reinfecção da doença pelo Coronavírus.
Após análise das duas amostras enviadas ao laboratório houve a confirmação dos resultados via metodologia de RT-PCR em tempo real. “As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas”, conta nota.
O ministério disse ainda que o resultado reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel.
Conforme Só Notícias já informou, a secretaria estadual de Saúde detalhou, ontem, no início da noite, no boletim epidemiológico que das 19 Unidades de Terapia Intensiva exclusivas para tratamento da Covid no Hospital Regional de Sinop, 11 estão desocupadas, com taxa de 42,11% (estava em 36,84%). Em Nova Mutum, no Hilda Strenger Ribeiro, o percentual está em 75%, com cinco dos 20 livres para receber pacientes.