O município de Sinop mantém o bom ritmo de exportação e chega ao último mês de 2020 com crescimento de 2,4% no valor de vendas na comparação com os meses de janeiro a novembro do ano passado. Até agora os produtores locais já atingiram U$ 813 milhões em vendas, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O resultado é quase U$ 19 milhões a mais e o melhor já registrado desde 2009.
Os números colocam Sinop como o sexto maior exportador de Mato Grosso, vendendo 5,3,% de tudo que o estado envia para o mercado externo. Com as importações em queda de 24%, o saldo da balança comercial subiu e está superavitário em U$ 741 milhões.
A soja, em grãos, é o produto mais vendido, com 69% da participação. O milho tem 29% e a diferença é composta por madeira, carne e derivados de soja e milho.
A China mantém o ritmo de compras e absorve 21% do que os sinopenses exportam. A Espanha aumentou as compras em 70% e já é o segundo maior destino das exportações, com 16% do mercado, seguida pela Turquia com 11%, México com 7,7% e Holanda com 6,5%.