O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) subiu 1,82%, mês passado, e é considerada a maior alta do ano e a maior variação desde 2013. O resultado é 0,11 ponto percentual superior ao de outubro (1,71%) e no ano, o acumulado é de 8,06%.
O levantamento é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foi divulgado hoje. Mato Grosso teve o menor reajuste na região Centro Oeste, de 0,68% e Goiás a maior alta com 3,38%. O custo médio do metro quadrado construído em Mato Grosso foi para R$ 1.215,19 e é um pouco superior ao preço praticado no Mato Grosso do Sul.
O resultado do mês tem relação com o custo dos materiais de construção, que teve alta de 3,15%, aumento menor, mas bem próximo do observado em outubro (3,17%). Na comparação com novembro do ano anterior (0,17%), houve aumento de 2,98 pontos percentuais, informa a Agência Brasil.
“O segmento de aço foi o que apresentou, em todas as regiões, uma maior alta. Dos três produtos com maior variação, dois são do segmento do aço. Também houve aumento considerável dentro do segmento de agregados (areia e pedra) e cerâmicas (tijolos e telhas cerâmicas), mas o aço teve uma subida de abrangência nacional, principalmente o vergalhão”, disse, em nota, o gerente da pesquisa, Augusto Oliveira.