PUBLICIDADE

Controladoria e Seplag designam comissão para elaborar programa contra o assédio nos órgãos estaduais

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Ligiane Silveira/assessoria)

A Controladoria Geral do Estado e a secretaria de Planejamento e Gestão constituíram comissão para elaborar o Programa de Enfrentamento e Prevenção ao Assédio Moral e Sexual no âmbito dos órgãos e das entidades do governo de Mato Grosso. A comissão foi designada na portaria, publicada no Diário Oficial do Estado, ontem. Os trabalhos do grupo deverão ser concluídos em 60 dias.

A elaboração do programa é necessária porque o assédio moral e sexual é uma das principais infrações funcionais motivadoras da instauração de procedimentos administrativos para apuração de responsabilidade de servidores estaduais. Para se ter uma ideia, existem 49 processos relacionados a assédio moral ou sexual tramitando na Controladoria Geral do Estado, órgão central da atividade de Corregedoria no Poder Executivo Estadual.

Segundo o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, mais do que o custo financeiro para instauração e instrução do procedimento disciplinar, este tipo de infração pode causar desordens emocionais e psicológicas não somente ao servidor assediado mas a toda a equipe, o que pode irradiar negativamente na prestação dos serviços à população.

“Por isso, o melhor a ser feito é trabalharmos na prevenção e em soluções pacificadoras para que o assédio não ocorra, não prejudique a qualidade de vida e a organização do trabalho”, destaca o titular da Controladoria Geral do Estado.

A Lei Complementar (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Mato Grosso) estabelece que é proibido “ao servidor assediar sexualmente ou moralmente outro servidor público”. A comissão designada para elaborar o programa é composta por sete servidores, dos quais quatro são da Seplag e três da Controladoria Geral do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher fica ferida ao cair em bueiro aberto em Mato Grosso

Uma idosa caiu em um bueiro aberto na rua...

Projeto da UFMT promove práticas agrárias sustentáveis em Sinop

A UFMT de Sinop está com o projeto “Estimativa...

Motociclista fica ferido após acidente com picape em Sinop

O acidente de trânsito envolvendo um Fiat Strada prata...

Carreta carregada tomba às margens da BR-163 em Sorriso

O tombamento de uma carreta graneleira carregada de soja...
PUBLICIDADE