Os 41 quilômetros da MT-208, no município de Aripuanã (947 quilômetros de Cuiabá) começaram receber aplicação de capa asfáltica, que já apresenta nova aparência, deixando para trás a estrada com poeira. Esse trecho é a primeira ligação asfáltica do município, na região Noroeste.
A pavimentação é executada na MT-208, no trecho que vai de Aripuanã até a Passagem do Loreto, no entroncamento da MT-418, que dá acesso à BR-174. As obras são realizadas pela secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, em cooperação com a prefeitura. Quatro quilômetros estão imprimados e 2,5 já recebem o tratamento superficial duplo, que é uma camada de revestimento constituída por duas aplicações de ligante asfáltico. Estão sendo investidos R$ 31,9 milhões na pavimentação.
Essa obra é mais uma das várias que estão sendo realizadas em cooperações, nas quais Estado e município se unem para executar os serviços, sem transferência de recursos. Isso garante a execução de empreendimentos com qualidade a um custo mais baixo, lembrou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
Por meio da parceria com Aripuanã, coube ao governo licitar e contratar a empresa executora da obra, enquanto a prefeitura está responsável por obras complementares, sinalização e controle e recuperação ambiental. A previsão é de que, com a chegada do asfalto, haja a melhoria da trafegabilidade e o incentivo ao desenvolvimento na região.
Aripuanã é reconhecida como a segunda maior produtora de energia de Mato Grosso, referência na extração mineral, pecuária e manejo florestal sustentável. Para contribuir ainda mais para o escoamento da produção, principalmente da região Oeste do município, está prevista a construção de uma ponte de concreto na MT-208, sobre o Rio Aripuanã.
O contrato para execução da obra, que terá um total de 240 metros de extensão, além do encabeçamento, já foi assinado. A ponte vai ligar Aripuanã ao distrito de Conselvan, à cidade de Rondolândia e ao estado de Rondônia. Outra melhoria de infraestrutura rodoviária em andamento é a execução dos serviços de manutenção e conservação de 90,5 quilômetros da MT-208, entre a cidade de Aripuanã e o Distrito de Conselvan.