PUBLICIDADE

Universidade do Estado de Mato Grosso inaugura nesta 6ª Centro de Inovação e Redes Inteligentes

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Universidade do Estado de Mato Grosso inaugurará nesta sexta-feira o Centro de Inovação Redes inteligentes e Soluções Criativas, em Cáceres (219 quilômetros de Cuiabá). O prédio localizado no campus tem cerca de 450 metros quadrados de área construída segue um conceito sustentável, todo feito com conteiners através de parcerias com diversas entidades e empresas.

O coordenador do Centro de Inovação, professor Robson Gomes de Melo, explicou que a construção do espaço físico foi possível graças a aprovação de projetos desenvolvidos por professores ligados que acabaram gerando parcerias e convênios com entidades e órgãos públicos como a prefeitura e uma banco com a intermediação da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe). “Esse prédio totalmente sustentável, com construção mais rápida e barata já que utiliza materiais reciclados. Além disso, as parcerias permitiram uma construção sem que impactássemos os recursos da universidade”, afirma.

O novo espaço é destinado à promoção da inovação, tecnologia e empreendedorismo. A ideia é que o espaço atenda não só a comunidade acadêmica, mas também a comunidade externa. “Após esse período de pandemia, esperamos que a sociedade possa nos procurar para que possamos dar auxilio, assessoria, e fazermos o trabalho de mentoria, de incubação de projetos e fomento ao empreendedorismo e a inovação tecnológica para a comunidade local. Então o foco é promover e desenvolver tecnologia, inovação e soluções tecnológicas que possam ser utilizadas por empreendedores local e comunidade acadêmica”, diz o professor Robson.

O Centro de Inovação conta com um auditório com capacidade para até 100 pessoas; laboratório de desenvolvimento, que vai permitir até 30 pessoas trabalhando; sala de reunião e videoconferência; sala de uso compartilhado, uma espécie de co-working para atendimento a comunidade que necessita de atendimento e mentoria; sala para orientações e atendimento individualizado, além de uma sacada ou área de descompressão, destinada a atividades mais recreativas, uma espécie de terraço.

O local também será o ponto de apoio ao empreendedorismo e Inovação da mesorregião centro-sul de Mato Grosso, que compreende 17 municípios. O Centro de Inovação servirá como ambiente físico e virtual de incentivo à inovação e ao empreendedorismo para a promoção, o desenvolvimento e a realização de negócios e empreendimentos inovadores em redes inteligentes e soluções criativas.

“Esse atendimento que se estenderá para além da população de Cáceres, mas deve beneficiar moradores de 17 cidades só é possível, graças ao financiamento de um projeto inovador pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso, que abriu edital específico para as diferentes regiões de Mato Grosso a fim de apoiar os empreendedores principalmente no período pós-Covid-19”, afirmou Melo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE