As ações de fiscalizações da operação Abafa da secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Polícia Militar ocorreram nas regiões de Peixoto de Azevedo, Marcelândia e União do Sul. Foram fiscalizadas 17 propriedades e aplicados R$ 4,2 milhões em multas.
Grande parte das infrações verificadas está relacionada ao desmatamento a corte raso de vegetação nativa, objeto especial preservação consumado mediante uso do fogo. Também foram flagrados instalação de atividade pecuária sem licença e desmatamento em área embargada.
Outros danos verificados foram corte de espécie proibida, vegetação severamente danificado pelo fogo, uso de recursos hídricos sem licença ambiental e atividades agrícolas em área embargada.
A operação ocorreu em período que estava proibido o uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. O decreto que estabelece o período proibitivo seguiu ativo até o dia 12 de novembro.
A Operação Abafa Amazônia foi lançada pela Sema e de segurança Pública no mês de agosto de 2019 com objetivo de combater crimes ambientais e incêndios.