A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizou uma pesquisa de mercado, através do seu núcleo de inteligência e constatou que 29,7% do cuiabanos devem usar o 13º salário que esta prestes a ser injetada na economia local para pagar dívidas. “Historicamente a primeira parcela é direcionada para pagamento de dívidas, são muitas as oportunidades de negociação com credor nesse período do ano, então vale a pena realmente aproveitar para ficar adimplente e conquistar crédito no mercado”, salientou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.
Esse resultado é seguido de 17,4% que deseja fazer compras diversas com o recurso, 4,4% que irá viajar, e 18,8% que vai economizar. O número das pessoas que ainda não sabem o que irão fazer com o dinheiro também é alto, 29,7%. “Apesar de quase 19% estar pensando em poupar, outros 29,7% ainda não sabem o que fazer, isso demonstra uma necessidade real de trabalharmos mais o tema educação financeira, são poucas as pessoas que possuem um planejamento financeiro pessoal”, diz o superintendente.
Já em relação a segunda parcela, apenas 15,3% dos cuiabanos vão usar pagar contas e 29,9% pretendem fazer compras diversas. “A segunda parcela acaba sendo direcionada muito mais para as compras do período natalino, onde para o comércio é o melhor momento das vendas”, afirmou Granja.