O Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman), coordenado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso encerrou, hoje, a Operação Abafa. Ao todo a área que a operação cobriu foi de 16.216, 56 hectares, onde foram aplicadas multas de aproximadamente, R$ 70 milhões.
A Operação Abafa atingiu os municípios de Nova Ubiratã, Feliz Natal, Vera, Santa Carmem, Paranatinga e Gaúcha do Norte e conto com um efetivo total de 47 servidores da segurança pública. Contou também com 14 viaturas operacionais, usadas em rondas por terra.
Os proprietários ou os responsáveis pelos delitos ambientais foram notificados, autuados e orientados sobre a vigência do decreto que proíbe o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas, no período compreendido entre 1 de julho a 30 de setembro.
A Operação começou no dia 3 de novembro com o objetivo de realizar o enfrentamento qualificado dos crimes ambientais pelo uso irregular do fogo, especificamente desmatamento e degradação florestal, incêndios florestais e queimadas irregulares.