Os trabalhos de reforma para melhorias nas estruturas e ampliação do Centro Socioeducativos em Sinop, localizado na avenida das Figueiras começaram, hoje, e devem se estender pelos próximos 45 dias. Com isso, sete menores que estavam no local foram removidos para Cuiabá e outros dois liberados, na última semana. A informação foi confirmada, ao Só Notícias, por uma fonte do setor administrativo.
Com os trabalhos, o número de vagas passará de 12 para 20. Serão feitos, ainda, ampliação de dois alojamentos para os menores, retirada das tomadas elétricas dos ambientes como quartos, melhoras na ventilação e também no monitoramento de todo espaço do centro. Atualmente, cerca de 30 profissionais trabalham na unidade.
O investimento é de cerca de R$ 30 mil por parte da prefeitura, e os materiais foram entregues semana passada. Já a mão de obra será realizada por 10 reeducandos da penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, o “Ferrugem”, em parceria firmada entre entidades, governo do Estado e municipal, a cerca de um ano.
Em dezembro do ano passado, a secretária-adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos Barbosa, chegou anunciar que o Centro Socioeducativo seria fechado e os menores seriam levados a unidade de Lucas do Rio Verde.
No entanto, depois de grande mobilização no município, em reunião com representantes de diversas entidades de Sinop decidiu manter o local funcionando, desde que houvesse reformas necessárias.